PASSO A PASSO

Devido a dúvidas constantes de nossos clientes e interessados, elaboramos esse guia para sanar dúvidas referentes à certificação de produtos. Vejamos as questões mais corriqueiras:

Trata-se de uma empresa ou entidade idônea competente a realizar testes para a segurança e certificação de produtos. É o caso da Lab System: somos habilitados e temos conhecimento (nosso escopo de serviços) reconhecido pela Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE) pela norma ABTN NBR ISO/IEC 17025 – requisitos gerais para a competência de laboratórios de ensaios e calibração.

PRIMEIRA PARTE:

Laboratório do próprio fabricante. É conhecido também pelo nome de laboratório de qualidade. Nele, a marca realiza testes preliminares de qualidade em seus produtos. Porém, na maioria dos casos, consiste em uma instalação simples e com uma pequena gama de ensaios.

SEGUNDA PARTE:

É quando o fabricante ou importador vem até o nosso laboratório diretamente, sem a indicação de Organismos de Certificação de Produtos (OCPs). Esse contato normalmente acontece quando clientes procuram fazer pré-testes (ensaios não oficiais para certificação), desenvolvimento de novos produtos, alterações em layouts, novas matérias-primas, etc.

TERCEIRA PARTE:

O processo de certificação. Três diferentes personagens participam dessa relação: o fabricante ou importador; o Organismo de Certificação de Produto (OCP) e o laboratório de ensaios (Lab System). Ao entrar em contato com o OCP, o fabricante é direcionado ao Lab System, que ficará encarregado de realizar os testes necessários para que o produto possa ser comercializado.

Segundo a própria Coordenação Geral de Acreditação (CGCRE), são organismos que conduzem e concedem a certificação de conformidade de produtos, nas áreas voluntária e compulsória, com base em normas nacionais, regionais, internacionais ou regulamentos técnicos.

Em resumo, são as organizações responsáveis por avaliar os laudos dos laboratórios de ensaios, bem como por emitir os selos da CGCRE para os fabricantes.

Cabe a uma OCP entrar em contato com os fabricantes e importadores, enquadrá-los em algum dos modelos de certificação, fazer amostragem de produtos, enviar as amostras para os laboratórios, avaliar os laudos emitidos pelos laboratórios, entre outras funções.

Para mais informações, deem
uma olhada em nossas OCPs parceiras.


Fonte: http://www.inmetro.gov.br/credenciamento/acre_oc_prod.asp

A primeira, como o próprio nome diz, é voluntária. A decisão de submeter o produto a testes parte da própria empresa ou importadores. É uma importante carta na manga para o fabricante, pois trata-se de um diferencial perante os concorrentes, principalmente no que diz respeito a qualidade e marketing. Além disso, garante uma segurança ainda maior aos consumidores finais daquele produto. Nesse processo, pode-se utilizar normas nacionais, internacionais ou do próprio fabricante.

Já a certificação compulsória é aquela em que os produtos devem ser obrigatoriamente testados. São produtos que, se não à saúde e segurança de quem o utiliza. Por exemplo: uma criança pequena e um brinquedo que pode conter partes e peças pequenas. Esse tipo de certificação é regulamentado pela DQUAL e esses produtos são comercializados com o selo da OCP concedido pela Cgcre.

Para não ficar na dúvida, acesse o site do INMETRO é confira a lista dos produtos que exigem essa certificação.

http://www.inmetro.gov.br/qualidade/prodcompulsorios.asp

Tanto as OCPs quanto os laboratórios são de livre escolha do fabricante/importador. Ele deve escolher quais o agradam ou transmitem mais confiança.

No Instituto Lab System, é um dever do cliente acompanhar seus ensaios. Basta agendar essa opção com o vendedor e ele agendará um ensaio acompanhado. Caso seja um ensaio oficial para certificação de produto, o cliente deverá pedir uma autorização para a sua respectiva OCP. Caso seja um pré-teste ou um desenvolvimento a autorização é do próprio laboratório. Estamos sempre de portas abertas para receber você.

Esperamos que essa cartilha tenha descomplicado o processo de certificação e sanado as suas dúvidas. Caso tenha alguma pergunta, entre em contato conosco. Será um prazer atender você.