Buscar
  • Victor Hugo Lopes Cardoso

Diferença entre certificação voluntária e compulsória. Qual a diferença?


A certificação voluntária, como próprio nome diz, é voluntária. A decisão de submeter o produto a testes parte do próprio fabricante ou importador. É uma importante carta na manga para o nosso cliente, pois trata-se de um diferencial perante os concorrentes, principalmente no que diz respeito a qualidade e marketing. Além disso, garante uma segurança ainda maior aos consumidores finais daquele produto. Nesse processo, pode-se utilizar normas nacionais, internacionais ou requisitos definidos pelo próprio fabricante.

gif

Já a certificação compulsória é aquela em que os produtos devem ser obrigatoriamente testados. São produtos que, podem levar risco a saúde e a segurança de quem o utiliza. Por exemplo: uma criança e um brinquedo que pode conter partes pequenas, bordas cortantes, pontas que gerem perfurações. Ou fios e cabos elétricos que estão fora de especificação e podem sofrer com superaquecimentos e provocar incêndios. Basicamente a certificação compulsória é aquela em que um regulamento determina que a empresa só pode produzir/comercializar um produto depois que ele estiver certificado.

Nesse último caso, o INMETRO publica portarias onde há a definição dos requisitos obrigatórios a serem seguidos pelas as empresas e também os prazos para adequação.


O meu produto é passível de certificação?


Para não ficar na dúvida, acesse o site do INMTERO e confira a lista dos produtos e suas certificações:

- Produtos com certificação voluntária: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/voluntarios.asp

- Produtos com certificação compulsória: http://www.inmetro.gov.br/qualidade/rtepac/compulsorios.asp


Como escolho a minha OCP ou Laboratório?


Tanto as OCPs quanto o laboratório são de livre escolha do fabricante/importador. Deve-se escolher os que mais agradam ou transmitem mais confiança. No caso dos ensaios, não há dúvidas, o Instituto Lab System tem todos os requisitos para te atender da melhor forma =D


Posso acompanhar meus ensaios?


O Instituto Lab System tem o prazer de receber seus clientes. Basta agendar essa opção com nossos vendedores. Caso seja um ensaio oficial para certificação do seu processo, essa autorização precisar ser em conjunto com a OCP que está por trás do processo. No caso de um pré-teste ou desenvolvimento a autorização é do próprio laboratório.

Estamos sempre de portar abertas para receber vocês!


Fontes:

- http://www.inmetro.gov.br/qualidade/iaac/certifique-seu-produto.asp


36 visualizações0 comentário